Blue Origin fará segundo lançamento do foguete New Glenn com satélites reais da NASA

O segundo voo do New Glenn está marcado para 9 de novembro e levará os dois satélites da missão Escapade rumo a Marte, marcando a primeira carga útil real do foguete da Blue Origin.

11/6/20252 min read

Carenagem de 7 metros do novo Glenn, um tubo branco maciço, marcado com os logotipos da missão NASA e ESCAPADE. (Blue Origin)

Segundo lançamento do New Glenn já tem data marcada

A Blue Origin confirmou que o segundo lançamento do foguete New Glenn está programado para acontecer no dia 9 de novembro, diretamente da base da Força Espacial dos EUA em Cabo Canaveral, na Flórida. Ao contrário do primeiro voo realizado em janeiro, que transportou apenas uma carga demonstrativa, desta vez o foguete levará satélites reais da NASA.

A missão transportará os dois satélites da Escapade (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers), um projeto que estudará a magnetosfera de Marte.

CEO da Blue Origin minimiza tentativas de pouso

O primeiro voo do New Glenn chegou ao espaço, mas o pouso do primeiro estágio falhou. Desta vez, a Blue Origin afirmou que o foco principal é entregar os satélites em órbita com segurança — e não necessariamente recuperar o foguete.

O próprio CEO da empresa, Dave Limp, comentou no X (antigo Twitter):

“Não há problema se falharmos ao pousar novamente. Já temos vários boosters do New Glenn em produção.”
📎 Link do tweet: https://x.com/davill/status/1986203689036484839

Como a missão Escapade vai chegar a Marte mesmo fora da janela ideal

Missões para Marte geralmente dependem de uma rara janela de alinhamento entre os planetas, que ocorre a cada dois anos. Mas a Escapade foi projetada com uma trajetória alternativa, permitindo o lançamento fora dessa janela tradicional.

O plano é o seguinte:

  • Os satélites ficarão um ano no ponto de Lagrange L2 (entre Sol e Terra)

  • Em 2026, usarão a gravidade da Terra para uma manobra de estilingue

  • Chegada prevista a Marte em 2027, durante o próximo alinhamento natural

Segundo Jeffrey Parker, da Advanced Space:

“A Escapade está provando que é possível lançar para Marte mesmo sem o alinhamento ideal.”

Lançamento e transmissão

O New Glenn deve decolar às 14h45 (horário do Leste dos EUA), dependendo das condições climáticas. A NASA deve transmitir o evento ao vivo, mas a cobertura pode ser afetada por conta de possíveis limitações causadas pelo shutdown do governo dos EUA.